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04 fevereiro 2013

Alimentação Saudável com Base nas Cores



Em nenhum outro momento a preocupação com a saúde e a estética esteve tanto em evidência como na atualidade. A busca por tratamentos para o recondicionamento físico e alívio do stress também tem aumentado visivelmente.

Pensando nisso, decidi escrever este artigo falando sobre alimentação saudável, já que temos uma enorme variedade de frutas e legumes ricos em nutrientes e a diversidade de cores que cada um possui pode nos ajudar a manter a saúde perfeita, trazendo bem-estar para o nosso dia-a-dia.

Vermelho, verde, branco, amarelo e roxo, essas são as cores dos alimentos, que nem sempre são observadas quando nos alimentamos, não é mesmo? Vamos entender o porquê devemos sempre montar um prato colorido.

Vermelhos

Esses alimentos são fontes de licopeno, que possui ação antioxidante e ajuda reparar os danos causados nas células pela ação dos radicais livres. O licopeno auxilia na prevenção do câncer, retarda e combate o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Alimentos vermelhos, também são fontes de carotenoides, precursores da vitamina A, essencial na manutenção de resistência às infecções, participa do processo visual e da manutenção da pele e das mucosas.

Verdes

São ricos em cálcio, fósforo e ferro. A clorofila é a substância responsável pela coloração verde desse grupo e auxilia a absorção do ferro. Entre as frutas verdes está o abacate, rico em vitamina E, gordura moinsaturada e glutationa, um poderoso antioxidante. A gordura monoinsaturada presente no abacate aumenta os níveis de colesterol “bom” - HDL, protegendo as artérias.

Brancos

Possuem vitaminas do complexo B e são ricos em flavonoides, composto químico que desempenha importantes papéis na saúde como anti-inflamatório, fortalece cabelos e unhas por ajudar na absorção de vitamina C, inibe o aparecimento de coágulos, além de possuir propriedades antioxidantes. São exemplos de alimentos fonte desse grupo a maçã, a pêra, a graviola e a couve-flor.

Amarelos

Ricos em carotenoides, como a luteína e a zeaxantina que possuem ação antioxidante. Os alimentos amarelos também possuem betacaroteno, que age na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão e melhora a imunidade. Também são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno da pele.

Roxos

Os alimentos que possuem as cores roxa, preta ou azulada contém uma substância chamada antocianina. Depois da clorofila, as antocianinas são o mais importante grupo de pigmentos de origem vegetal, sendo um poderoso anticoagulante sanguíneo. Estes alimentos são ricos em vitamina B1, muito importante no processo de transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. De um modo geral, os alimentos que fazem parte deste grupo possuem inúmeros benefícios para a saúde, como a manutenção da saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestório, retardam o envelhecimento precoce e previnem doenças cardíacas.

Escolha sempre alimentos coloridos para montar seu prato. Quanto mais colorida a sua dieta, mais saúde e qualidade de vida para você.

Consulte sempre um nutricionista!

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