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18 fevereiro 2013

Benefícios do Ovo Para a Saúde


Quantas vezes você já ouviu falar que o ovo aumenta o colesterol? Ou que a única coisa boa nele é a clara?

O ovo foi tido como um vilão durante décadas e, depois de muitas pesquisas realizadas no mundo todo, descobriu-se que os nutrientes contidos nele desempenham inúmeras funções no organismo, atuando em todos os sistemas e melhorando a nossa saúde.

Ele é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico (6,5g por ovo), sendo por isso tão utilizado entre os praticantes de atividade física.

É rico também em lipídeos, vitaminas A, D, ácido fólico e todas as vitaminas do complexo B, além de conter importantes minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e selênio.

Um ovo contém em média 70 calorias e já nem é mais novidade que ele pode ser um forte aliado nas dietas de emagrecimento.

Partes do Ovo

Uma pesquisa realizada pelo Journal of the American College of Nutrition concluiu que as pessoas que consomem ovo pela manhã se sentem mais saciadas e ingerem menos calorias durante o dia.

O ovo também é um importante alimento nas dietas para hipertrofia muscular, isso por que a clara contém leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, minimizando a perda de músculos e quanto mais músculos no corpo, maior a queima de calorias!

E se ainda assim você tem dúvidas quanto ao consumo do ovo por que ouviu dizer que ele aumenta o colesterol, fique tranquilo! A maior parte do colesterol sanguíneo, cerca de 70%, é produzido pelo próprio fígado. Além disso, fatores como predisposição genética, obesidade, tabagismo, sedentarismo e baixa ingestão de fibras têm maior influência para elevar as taxas no sangue do que a quantidade de colesterol ingerido.


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