Social Icons

06 fevereiro 2013

Chá Verde para Emagrecer!


A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo apontada como uma das principais causas do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e não infecciosas, incluindo problemas respiratórios, dermatológicos, distúrbios do aparelho locomotor e favorecimento de enfermidades potencialmente letais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e diabetes mellitus tipo 2.

Mas calma, não se assuste! Isso não significa que todas as pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade irão de fato desenvolver essas doenças.

Vários estudos têm sido realizados com foco em alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento da obesidade e de suas comorbidades e o chá verde tem se mostrado um grande aliado.

O chá verde é obtido através de folhas frescas da erva Camellia Sinensis e possui alta quantidade de flavonoides conhecidos como catequinas, capazes de promover a diminuição da gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e das doenças associadas.

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

Por que o chá verde funciona?

As pesquisas mostram que os principais meios de ação do chá verde para a diminuição do peso e da gordura corporal seriam o aumento da oxidação lipídica, aumento do gasto energético, diminuição da diferenciação de adipócitos (células de gordura), morte celular de adipócitos maduros e diminuição da absorção de gordura.

Além disso, o chá verde também ajuda na prevenção e no tratamento de dislipidemia, doenças cardiovasculares, diminuição dos triglicérides, do colesterol total, LDL (colesterol ruim) oxidada e absorção de glicose.

Atenção na hora do preparo!

Ao preparar o chá verde, a água não deve estar fervendo para que a bebida não fique com sabor amargo. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Utilize 2 colheres de sopa para 1 litro de água e consuma em até 24 horas depois do preparo.

De acordo com a American Dietetic Association é recomendado o consumo de 4 a 6 xícaras/dia.

E não se esqueça, associe o chá verde à uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas regulares.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas