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12 fevereiro 2013

Como Agem Os Radicais Livres E Para Que Servem Os Antioxidantes


Muito tem se falado a respeito dos antioxidantes e dos radicais livres e, apesar de ser um assunto um pouco complexo, é muito interessante e de extrema importância na hora da escolha dos alimentos.  

Primeiramente vamos entender o que são os radicais livres. De uma maneira simplificada podemos dizer que os radicais livres são moléculas constituídas por átomos unidos formados por um par de elétrons. Quando as ligações químicas se desfazem, cada fragmento da molécula passa a conter um único elétron em sua órbita.  Esses fragmentos carregados, instáveis e reativos são os chamados radicais livres que ficam “soltos” no organismo, à procura de uma molécula para se ligar e conseguir estabilidade novamente, podendo reagir ou oxidar.

Os radicais livres podem lesionar ou até matar as células do corpo e fazem parte de reações normais do organismo como, por exemplo, quando respiramos, ao praticarmos atividade física, em situações de estresse físico e mental, além de outros fatores como poluição, fumo, exposição aos raios ultravioleta e dieta desequilibrada.

Estão associados ao processo de envelhecimento precoce da pele e à doenças degenerativas como cardiopatias, aterosclerose, doenças pulmonares e câncer.


Bom, mas o que isso tem a ver com nutrição?

Aí é que entra o poder dos antioxidantes. Os agentes antioxidantes protegem as células da ação dos radicais livres e podem estar presentes na dieta de todos nós, é só uma questão de saber escolher os alimentos.

São exemplos de potentes antioxidantes:

Vitamina C: amplamente encontrada nas frutas cítricas e verduras cruas. São excelentes fontes a laranja, o limão, a acerola, o morango, o repolho, o espinafre, entre muitos outros alimentos.

Vitamina E: presente nos óleos de origem vegetal e nas castanhas.

Betacaroteno (precursor da vitamina A): alguns alimentos fonte são a abóbora, o mamão, o morango, a manga, a cenoura, a couve, o agrião e o almeirão.

Flavonóides: são encontrados no suco de uva e vinho tinto, no morango e na soja.

Dica: Adote uma dieta rica em frutas e verduras, já que são as principais fontes de antioxidantes e lembre-se que uma dieta variada é fundamental para a manutenção da nossa saúde. 

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