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27 fevereiro 2013

Linhaça: O Super Alimento!


Certamente você já ouviu falar dessa sementinha que vem ganhando popularidade simplesmente por trazer inúmeros benefícios para a saúde.

A linhaça contém propriedades funcionais, que fazem dela um alimento importante em nossa alimentação diária, pois auxilia na prevenção do câncer, no controle do colesterol, no bom funcionamento do intestino, alivia os sintomas da TPM e menopausa e é uma grande aliada no processo de emagrecimento.

É considerada um alimento rico em fibras e possui na casca proteínas, vitaminas e minerais. É ainda rica em ômega 3 e ômega 6, apresentando por isso benefícios contra dor e inflamação, pode promover o fortalecimento do sistema imunológico e ainda melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas.

Existem dois tipos de linhaça: marrom e dourada.

No Brasil, o cultivo de linhaça dourada é recente, até então essa variedade era importada do Canadá. A cor da casca varia de acordo com a quantidade de pigmentos presentes na semente que, por sua vez, varia de acordo com a forma de cultivo. A marrom é cultivada em regiões onde o clima é quente e úmido, com uso de agrotóxicos. Já a dourada é plantada em regiões frias, sendo cultivada de forma orgânica. No entanto, considerando que a linhaça dourada está agora sendo plantada no Brasil, não se pode garantir que não há utilização de agrotóxicos.

Em relação à composição nutricional, observa-se que é quase a mesma entre as duas variedades, com diferenças insignificantes.

Você pode encontrar a linhaça em forma de semente, farinha, óleo ou cápsula. Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada e como as substâncias presentes na linhaça se oxidam facilmente é aconselhável que, depois de triturada, seja armazena em um recipiente bem fechado e opaco por até 3 dias.

Não existe indicação com relação à quantidade que deve ser consumida diariamente, 1 a 2 colheres de sobremesa pode ser uma boa pedida. O importante é que seja consumida pelo menos 1 vez por dia.

Mas como consumir a linhaça?

Você pode adicioná-la no iogurte, na salada de frutas, no suco, em pães, tortas e bolos. A escolha é sua, use a sua criatividade!

2 comentários:

  1. Tomo linhaça moida todos os dias, com limão, gengibre e maça. Não sei se é coincidência, mas não estou tomando mais remédios para dores que eu tinha: costas e pernas. Estou me sentindo muito bem. Tomo há 1 mês.
    Abçs

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  2. Olá Igari, a linhaça é um alimento rico em ômega 3 e ômega 6 que são nutrientes que atuam contra a inflamação. Além disso,o limão, o gengibre e a maçã também possuem ação anti-inflamatória.
    Obrigada por seu contato!
    Um abraço.

    ResponderExcluir

 

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