Social Icons

13 fevereiro 2013

Nutrição Aliada À Estética


Quando falamos em nutrição aliada à estética, a primeira coisa que vem à cabeça é o emagrecimento, não é mesmo? Porém a nutrição vai muito além de emagrecer! Com os avanços das pesquisas na área de nutrição, hoje já é possível aliar as condutas nutricionais aos agravos estéticos como a celulite, a flacidez, a acne, o envelhecimento, o fortalecimento das unhas e dos cabelos.

Primeiro é preciso ter em mente que o tratamento nutricional deve ser contínuo para que os benefícios sejam alcançados de forma plena, ou seja, de nada adianta incluir alimentos com propriedades funcionais em sua dieta durante 1 semana, é necessário consumi-los por toda a vida para que, em um futuro próximo e duradouro, os resultados sejam visíveis. Assim como investir em tratamentos estéticos e em atividade física sem uma nutrição adequada também não traz resultados positivos por muito tempo.

Conheça algumas desordens estéticas e veja como a nutrição pode ajudar na melhora de cada uma delas.

Celulite: é uma inflamação no tecido conjuntivo, sendo caracterizada pelo surgimento de ondulações na pele. O aparecimento da celulite depende de vários fatores como a predisposição genética, os fatores hormonais, a alimentação e a vida sedentária. Uma dieta rica em alimentos pró-inflamatórios, isto é, que contenha carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados contribui para que haja inflamação, podendo favorecer o surgimento das celulites. Para prevenir e tratar a celulite, o ideal é incluir no seu dia-a-dia alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes como peixes ricos em Ômega 3 (Ex: atum, salmão e sardinha), hortaliças de folhas verde-escuras, frutas cítricas e frutas vermelhas, castanhas e alimentos integrais.

Flacidez: pode ser causada pelo processo natural de envelhecimento ou por fatores como fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais, obesidade, emagrecimento importante em curto espaço de tempo, exposição em excesso ao sol e alimentação inadequada. Para prevenir a flacidez é necessário aderir a uma dieta que forneça o aporte de energia necessário para a preservação da massa magra. A ingestão de alimentos ricos em vitamina C (Ex: laranja, morango, limão e abacaxi) e proteínas de origem vegetal e animal (Ex: feijão, soja, ervilha e carnes magras) também auxilia na prevenção da flacidez.

Acne: é uma doença da pele que ocorre com maior frequência na adolescência. Entretanto é comum encontrar adultos, principalmente mulheres, que ainda tenham problemas com espinhas e cravos.  Alimentos fonte de vitamina A e vitamina C são bons aliados contra a acne, já que essas vitaminas possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Os peixes ricos em Ômega 3 e muita água, cerca de 2 litros por dia, também auxiliam o tratamento da acne. No entanto, vale a pena ressaltar que para ter uma pele bonita e viçosa é necessário adotar hábitos de vida saudáveis como consumir uma dieta equilibrada, dormir bem e praticar atividade física.

De um modo geral, os tratamentos estéticos aliados à uma dieta balanceada, trazem saúde e bem-estar e são o resultado de um cuidado que se inicia de dentro para fora, mantendo o corpo em equilíbrio e proporcionando beleza e boa forma.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas