Social Icons

28 fevereiro 2013

Saiba Identificar os Tipos de Obesidade


A obesidade é uma doença que pertence ao grupo de doenças crônicas não-transmissíveis e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Sendo uma doença crônica, é uma doença que não tem cura, mas tem controle e deve ser tratada, como tantas outras doenças crônicas, ao longo de toda a vida.

Isso significa que uma pessoa que tenha obesidade pode emagrecer, porém se não houver mudança de comportamento e do hábito alimentar, essa pessoa poderá voltar a ser obesa.

A primeira coisa a se fazer, para determinar se você está obeso ou qual o seu grau de obesidade, é calcular o IMC (Índice de Massa Corporal). Você pode fazer isso utilizando a calculadora do blog!

Quanto maior o IMC, maior o risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade como, diabetes, colesterol alto, hipertensão, doenças cardiovasculares, trombose, asma, apneia, depressão, entre outras. Entretanto, é importante verificar a maneira como esta gordura está distribuída pelo corpo.

Existem dois tipos de obesidade:

1) Obesidade Andróide ou Central: a gordura concentra-se no abdômen. Este tipo de obesidade é mais comum entre os homens. A forma do corpo fica semelhante a uma maçã. 

2) Obesidade Ginóide ou Periférica: a gordura concentra-se nos quadris, nádegas e coxas. Este tipo de obesidade é mais comum entre as mulheres, dando ao corpo uma forma parecida com uma pêra.




As duas formas de obesidade são perigosas, porém a mais preocupante é a obesidade tipo andróide, isso por que nesse tipo de obesidade a gordura está aderida aos órgãos, é a chamada gordura visceral. Enquanto que na obesidade tipo ginóide, a gordura fica localizada entre a pele e os músculos, sendo dessa maneira menor o risco de doenças cardíacas.

Uma outra maneira simples de identificar o tipo de obesidade é medindo a circunferência da cintura.

De acordo com a circunferência da cintura é possível saber o grau do risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.


Circunferência Abdominal – Medidas de Risco (cm)
Risco Aumentado
Risco Significativamente Aumentado
Homens
Maior ou igual a 94
Maior ou igual a 102
Mulheres
Maior ou igual a 80
Maior ou igual a 88


Agora você já pode identificar se está acima do peso ou se é portador de obesidade. Se os valores obtidos estiverem acima da classificação, significa que é hora de mudar seus hábitos de vida.

FAÇA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e EXERCITE-SE!

1 comentários:

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas