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22 fevereiro 2013

Você Conhece a Chia? A Semente Que Está Dando o Que Falar!


A chia é uma semente que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, isto por que vários estudos comprovam que esta semente é riquíssima em diversos nutrientes, entre eles os ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6, proteína de alto valor biológico, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ela está disponível no mercado em três formas: semente, farinha e óleo. A melhor maneira de utilização do óleo é em saladas, pois não sofre aquecimento e mantém todas as suas propriedades. Já a semente e a farinha podem ser adicionadas na salada de frutas, em iogurtes, vitaminas, sucos, entre outras preparações como pães e bolos.

A chia não possui sabor e nem cheiro, o que favorece o consumo.

Saiba alguns dos benefícios em consumir a semente de chia:

É rica em ômega 3: essa é sem dúvida a melhor funcionalidade da chia. O ômega 3 é bastante conhecido por seu poder anti-inflamatório, sendo eficaz no tratamento e prevenção do colesterol e triglicérides elevados, pois “limpa” das artérias as placas de gordura.

Auxilia o emagrecimento: por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a chia promove sensação de saciedade, isso por que ela se transforma em um gel ao entrar em contato com os líquidos presentes no estômago. Quem está em um processo de emagrecimento pode consumir a semente com água cerca de 1 hora antes das principais refeições. Isso faz com que a fome esteja diminuída na hora de comer. A semente também promove o bom funcionamento intestinal.

Auxilia a recuperação muscular após a atividade física: quem pratica atividade física, sabe a importância do consumo das proteínas de alto valor biológico logo após o treino. A chia é ótima fonte de proteínas e auxilia a manutenção da massa magra.

Boa opção para quem possui intolerância à lactose: a chia é rica em cálcio e, dessa forma, pode ajudar quem não pode consumir leite e derivados. Uma porção de 25g da semente de chia, o equivalente a 1 colher de sobremesa, contém cerca de 21% das necessidades diárias de cálcio.

Ótima fonte de ferro: a semente auxilia o tratamento de anemia ferropriva e também funciona como uma alternativa para quem não gosta dos alimentos ricos em ferro como, verduras de folha verde-escura ou fígado de boi.

Mas atenção! Não podemos nos esquecer que apesar de tantos benefícios, a chia também é bastante calórica, por isso consuma com moderação.

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