Social Icons

28 março 2013

5 Boas Razões Para Comer Chocolate


Ainda não se sabe ao certo quando se iniciou o consumo de chocolate, mas é possível afirmar que ele nasceu como a bebida preferida dos maias, se tornou moeda para os astecas e no século 19 se transformou em barra na Europa.

No início, o chocolate era uma bebida muito amarga, pois naquela época não se conhecia o açúcar, e muitas vezes era temperado com pimenta. E acredite, segundo a história ninguém fazia cara feia ao beber o chocolate, muito pelo contrário, tomar o chocolate era uma honra já que era tido como a bebida dos deuses. Só para se ter uma ideia, ele só podia ser servido em taças de ouro.

Depois de Colombo chegar à América e conhecer os astecas, os europeus também experimentaram o chocolate, porém na Europa as pessoas foram mais criativas e mudaram a receita original. Os europeus acrescentaram mel e especiarias ao cacau e assim o chocolate ficou mais saboroso e ganhou muito mais fãs.

No século 19 foram inauguradas na Suíça três fabricas de chocolate que se tornaram revolucionárias por que inventaram o chocolate em barra e o chocolate ao leite.

Nos últimos 3.500 anos, o chocolate já passou por quase todos os tipos de formas, cores e sabores. E não parou por aí, por se um alimento tão apreciado por todos os povos do mundo inteiro começou a ser alvo de pesquisas. Hoje a ciência descobriu inúmeros benefícios que o chocolate proporciona para a saúde.

Vamos conhecer 5 boas razões para incluir o chocolate em nossa alimentação diária.

1) Combate o mau humor: o cacau contém alto teor de magnésio, mineral que age como regulador do humor por equilibrar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar.

2) Previne doenças cardiovasculares: o chocolate possui uma substância chamada flavonoide, que funciona como protetora cardiovascular por que ajuda a reduzir a formação de placas de gordura. A melhor opção é o chocolate amargo, por que tem maior concentração de flavonoides e antioxidantes.

3) Melhora a concentração: o chocolate contém substâncias importantes denominadas alcaloides, como a cafeína e a teobromina que estimulam o sistema nervoso, melhorando assim a concentração.

4) Pode reduzir o colesterol total e os triglicerídeos: o chocolate é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo entupimento das artérias.

5) Reduz a pressão arterial: pesquisas apontam que pessoas que comem cerca de 7g de chocolate amargo diariamente, o que equivale a 1 quadradinho da barra, são menos propensos à hipertensão, isso por que os flavonoides aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue e diminuindo a pressão arterial.

São muitos os benefícios do chocolate, mas a palavra chave para o consumo é MODERAÇÃO. Recomenda-se que a ingestão diária não ultrapasse 30g.

Dica: observe sempre o rótulo do chocolate para saber qual a concentração de cacau presente no produto. Quanto maior a quantidade de cacau, mais benefícios o alimento traz para a saúde. Alguns rótulos não identificam a quantidade de cacau, caso isso aconteça observe os ingredientes. O primeiro ingrediente da lista é sempre o que está presente em maior quantidade no alimento.
                                      

0 comentários:

Postar um comentário

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas