Social Icons

07 março 2013

Efeito Sanfona: Descubra Por que as Dietas da Moda Não Funcionam


O ato de engordar-emagrecer-engordar é popularmente conhecido como efeito sanfona. Geralmente, o efeito sanfona ocorre após diversas tentativas de dietas muito restritivas, nas quais não é possível manter o cardápio sugerido por muito tempo.

Não é raro encontrar pessoas que passam a vida inteira tentando emagrecer e, na maioria das vezes, essas tentativas acabam sendo frustradas. E, na verdade, isso ocorre por que NINGUÉM consegue deixar de comer os alimentos que são restritos para sempre. Afinal de contas, “para sempre” é muito tempo para não apreciar aquela bela pizza no final de semana ou aquele chocolate delicioso que fazia parte da sua rotina diária, não é mesmo?

Dessa forma, como não é possível manter uma dieta restrita por muito tempo, a tendência é a pessoa voltar a comer os alimentos que eram habituais, ou seja, ela não mudou seus hábitos alimentares e não aprendeu a escolher melhor os alimentos que vai comer, nem tampouco as quantidades necessárias para que ela mantenha a saúde em dia.

O resultado disso será o ganho de peso excessivo novamente. Sem contar que após tantas oscilações no peso, o nosso organismo acaba criando resistência para emagrecer e, com isso, atingir o peso desejado torna-se cada vez mais difícil.


O principal equívoco das dietas da moda, de um modo geral, é a retirada de carboidratos. A ausência de carboidratos na alimentação diária pode diminuir a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula a ação dos hormônios responsáveis pelo controle do apetite e da saciedade, podendo levar à compulsão alimentar e a um estado de ansiedade constante.

Além disso, quando o emagrecimento ocorre rapidamente há perda de massa magra e diminuição do metabolismo basal (energia necessária para o organismo funcionar em repouso), o que também favorece o ganho de peso posterior.

E o único problema não é só engordar novamente. Há pesquisas que relacionam o efeito sanfona com riscos para a saúde, como um sistema imune prejudicado, risco para doenças cardíacas, hipertensão, colesterol elevado, entre outras.

A melhor forma de emagrecer é aderir a uma dieta balanceada que satisfaça todas as suas necessidades nutricionais, isto é, uma dieta que inclua todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 

Não se esqueça também de praticar atividade física diariamente.

Não caia na tentação das dietas milagrosas! Procure sempre um profissional habilitado para auxiliar da melhor maneira o seu processo de emagrecimento.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas