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04 março 2013

Hipertensão: A Nutrição Pode Auxiliar na Prevenção e Controle


Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença que se desenvolve de forma lenta e silenciosa, o que a torna perigosa. Está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para circular por todo o corpo. Quando há o estreitamento das artérias, o coração sente uma necessidade maior de bombear o sangue com mais força para impulsioná-lo e recebê-lo de volta, ocorrendo assim a elevação da pressão arterial.

Podemos dizer que a hipertensão é uma doença traiçoeira por que os sintomas surgem apenas em fases muito avançadas da doença, quando a pressão aumenta de forma abrupta e exagerada. Porém, algumas pessoas podem apresentar sintomas como dores de cabeça, dores no peito e tonturas.   

Uma pessoa pode ser considerada hipertensa, quando ao medir sua pressão arterial em repouso, os valores obtidos sejam iguais ou superiores a 14 por 9 (140mmHg x 90mmHg), de acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão.

A tabela abaixo ilustra os valores que classificam as pessoas maiores de 18 anos.

Classificação
Pressão Sistólica
(mmHg)
Pressão Diastólica (mmHg)
Ótimo
<120
<80
Normal
<130
<85
Limítrofe
130-139
85-89
Hipertensão estágio 1
140-159
90-99
Hipertensão estágio 2
160-179
100-109
Hipertensão estágio 3
≥180
≥110

A hipertensão pode ser de causa hereditária, mas também existem alguns fatores de risco como idade, sexo, raça, fumo, excesso de peso e obesidade, ingestão excessiva de sódio, consumo elevado de álcool, estresse, sedentarismo e má alimentação.

As consequências da hipertensão também são muitas, entre elas lesões nas artérias, derrame cerebral, infarto, arritmias, insuficiência cardíaca, danos nos rins e diminuição da visão por danificar as retinas.

Agora você pode perguntar: como a nutrição pode me ajudar a prevenir ou controlar a hipertensão?

A resposta é simples, basta adotar uma alimentação saudável. Veja a seguir algumas dicas:
  •  Fuja do sal e dos alimentos ricos em sódio. Esteja sempre atento aos rótulos dos produtos industrializados;
  •  Evite os alimentos ricos em gordura;
  • Prefira alimentos frescos aos industrializados;
  • Inclua em sua alimentação diária frutas e sucos, verduras, carnes magras e cereais integrais.

Mas atenção! Para prevenir ou controlar a hipertensão também são necessárias algumas mudanças em seu estilo de vida.




E lembre-se que a hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle.

Viva mais e melhor, inicie as mudanças!



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