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13 março 2013

Queijos: Aprecie Todos os Dias com Moderação


Os queijos são muito apreciados pela grande maioria das pessoas. É um alimento muito nutritivo e destaca-se por ser uma boa fonte de cálcio. O valor nutritivo dos queijos o coloca na lista dos alimentos mais completos e recomendáveis para incluir na dieta, pois são ricos em proteína, gordura, vitaminas e minerais.

O processo de fabricação dos queijos é considerado uma arte no mundo inteiro.

Parece exagero, mas existem mais de 1.000 tipos de queijo no mercado. Estima-se que só na França são produzidos cerca de 400 tipos diferentes. Isso significa que a oferta de sabores, aromas e texturas é imensa e fica difícil não gostar de nenhum, certo?

Existe a crença de que os queijos brancos possuem menos gordura, mas nem sempre essa afirmação é verdadeira. Há queijos brancos que são considerados extra gordos, como por exemplo, o Mascarpone, o Gorgonzola e o Cream Cheese. Há também os que se classificam como regularmente gordos, como o Brie e o Minas Padrão. E há ainda os que são bem magros como o Cottage e o Creme de Ricota.

No entanto, é importante saber escolher qual o tipo de queijo mais saudável para consumir todos os dias, pois alguns possuem alto teor gordura.

Para você saborear os queijos sem culpa, consulte a tabela e veja o valor nutricional de uma porção de 100g dos principais tipos de queijo.



Curiosidade: No Brasil, o queijo chegou no século XVIII em Serro Frio, Minas Gerais. Naquela época, os portugueses tentaram obter um alimento igual ao queijo tipo Serra, comum em Portugal, mas ao invés de utilizarem o leite de ovelhas na fabricação, usaram o leite de vaca, nascendo assim o Queijo Minas.

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