Social Icons

21 março 2013

Quinua: Um Alimento Sagrado


A quinua, também conhecida como quinoa, é um grão nativo dos Andes e vem sendo cultivada há milhares de anos. Esse alimento era tido como sagrado pela civilização Inca e vem ganhando destaque na alimentação diária dos brasileiros devido ao seu alto valor nutritivo.

A quinua possui uma composição nutricional tão extraordinária que foi qualificada pela Academia de Ciência dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a FAO (Food and Drug Oraganization) esse grão é considerado um dos alimentos mais completos que existe. Até mesmo a Nasa selecionou a quinua para integrar a dieta dos astronautas em viagens espaciais de longa duração.

Mas afinal, o que a quinua tem de tão especial?

O principal mérito da quinua é que seus grãos possuem proteínas de alto valor biológico, isto é, proteínas compostas por aminoácidos essencias em proporções adequadas, sendo bastante aproveitadas pelo organismo. E, apesar de altamente proteicos, os grãos não possuem glúten, proteína encontrada no trigo que impede muitas pessoas alérgicas de comerem pão, macarrão ou biscoito, porém a quinua pode ser alergênica para alguns indivíduos, merecendo atenção na primeira vez que for consumida.

Além disso, a quinua também é rica em fibras, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, B1, B2, B3, B6, E e C, ômega 3 e ômega 6 e ainda contém fitoestrógenos, que são substâncias naturais que imitam a ação do hormônio estrogênio no organismo.

Essa super composição faz com que ela promova efeitos positivos na saúde, como por exemplo, redução dos níveis de colesterol sanguíneo, melhora do funcionamento intestinal, diminui processos inflamatórios, previne osteoporose, combate a anemia, favorece a perda de peso, retarda o envelhecimento, melhora a resposta imune, combate os sintomas da TPM e da menopausa, recupera as fibras musculares depois de praticar exercícios físicos, possui também ação cicatrizante e analgésica.

Um outro ponto muito importante é que a quinua possui um sabor quase que imperceptível, sendo bem suave, o que favorece a ingestão. Pode ser utilizada como ingrediente de preparações ou como complementar, em saladas por exemplo.

Dica: é importante lavar bem os grãos de quinua em água quente antes do consumo, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem o valor biológico de suas proteínas.

Com tantos benefícios, não perca mais tempo e inclua já a quinua na sua dieta!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas