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19 março 2013

Você É Uma Pessoa Ansiosa? Saiba Como Controlar


A ansiedade é considerada uma característica biológica do ser humano que ocorre em momentos de perigo ou de estresse. Todas as pessoas podem sentir ansiedade, porém quando ela ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa e duradoura que acaba interferindo nas atividades normais do dia-a-dia de uma pessoa, pode ser considerada um distúrbio.

Uma pessoa muito ansiosa pode desenvolver sintomas físicos (boca seca, fadiga, insônia, falta de ar, tremores, palpitações, tensão muscular, etc.), psicológicos (medo, mal estar sem motivo definido, etc.) e comportamentais (evitar uma situação temida, negar a ansiedade, descontar na comida, etc.).

Os alimentos aliviam a curto prazo as sensações desagradáveis causadas pela ansiedade. Dessa forma, a pessoa come, muitas vezes de maneira descontrolada, e logo depois vem a sensação de culpa, levando-a a comer novamente para amenizar a tensão, repetindo-se assim o ciclo.

Existem alguns alimentos que contém propriedades que ajudam minimizar a ansiedade, vamos conhecê-los!

Laranja: contém vitamina C que diminui a liberação de cortisol, o principal hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade. Ajuda no combate da tensão muscular e da fadiga, promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.







Alface: o talo da alface possui substâncias calmantes que amenizam a irritação e funcionam como tranquilizantes naturais. Você pode também tomar o chá de alface.





Leite, queijos e iogurte: são ricos em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bom-humor, como é conhecido, é capaz de promover a sensação de bem-estar.   






Chocolate: também é um alimento que contém triptofano e por isso eleva a produção de serotonina. E não é a toa que o chocolate amargo está na lista dos alimentos terapêuticos. Segundo estudos recentes, ele possui um composto que atua como antidepressivo natural, faz bem para o coração e previne doenças como o câncer.






Salmão, sardinha e atum: são alimentos fonte de ômega 3, gordura que favorece a comunicação entre os impulsos nervosos e inundam nossa mente de bem-estar.






Carboidratos: esse nutriente presente nos cereais simples e integrais e nas frutas também pode contribuir no combate à ansiedade.  A ingestão de carboidratos favorece a entrada de triptofano no cérebro, aumentando a produção de serotonina. As dietas com baixo teor de carboidratos induzem à depressão. Prefira sempre os carboidratos integrais.


E para finalizar não se esqueça de praticar atividade física regularmente. Ao fazer exercícios, o cérebro produz endorfina, uma substância considerada um analgésico natural, pois ajuda a relaxar, reduz o estresse e a ansiedade, alivia as tensões, aumenta a disposição geral e garante a sensação de bem-estar.

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